Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

quarta-feira, 23 de maio de 2012

FESTA DE PENTECOSTES, DOS DONS...

Pentecostes –
 Neste domingo, 27 de maio, em comunhão com toda a Igreja, as comunidades celebram com alegria a festa de Pentecostes. Com esta festa concluímos o Tempo Pascal. Atos 2,1-11 nos recorda o milagre de Pentecostes e o nascimento da Igreja, oferecendo a todos os povos a proposta de Jesus, a mesma linguagem do amor, da comunhão, da partilha e da solidariedade.  Agora é o tempo da Igreja, como continuadora da obra de Jesus.
Jesus ressuscitado cumpre sua promessa e envia o Espírito Santo, dom e força do alto para todo o cristão na sua missão de evangelizar, de construir a unidade e a paz, de servir aos irmãos, de transformar para o bem comum. Que o milagre de Pentecostes, pelo testemunho das pequenas comunidades cristãs comprometidas, aconteça no mundo de hoje: na busca do diálogo entre os organismos responsáveis pelas nações; na busca da superação da miséria e da fome; na busca do consenso e do maior cuidado com a vida humana e com a natureza; na busca do autêntico ecumenismo e de um novo ardor para evangelizar.

Os sete dons do Espírito Santo
  No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade,  reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho.  Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação.  Peçamos humildemente à  Maria,  que  interceda por nós junto a Deus concedendo-nos  a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria.  Nas Escrituras, é o próprio Jesus quem nos recomenda:  "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto" (Mt 7, 7s).    
1. Fortaleza – Coragem e perseverança de seguir a Cristo no dia a dia, certos de sua presença e força. Ser forte na fé e no trabalho. A coragem necessária para enfrentarmos  as tentações, as  perseguições e tribulações. Lembremo-nos dos santos, em sua serenidade e confiança, fortalecidos em Cristo. Também nós, havemos de trabalhar com confiança e empenho, cada dia, para alcançar a vida eterna.  Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações, de maus exemplos  da presença do mal que nos cerca...       Resistir a tudo isto requer força de vontade. Roguemos  a Deus esta fortaleza e testemunhemos nosso amor a Deus  por palavras e obras.
2. Sabedoria -  sabedoria de Deus;  a Verdade.  É andar no caminho que leva a Deus. Jesus deu exemplo. Ele é a sabedoria e caminho.  Fazer sempre o bem. Devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Sede Santos disse Jesus. A sabedoria jamais será alcançada por esforço próprio.   É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra.    Devemos fazer boas obras como luz para todos;  Agir com sabedoria, não com maldade.
3. Ciência   -   o mundo está em nossas mãos:  Saber transformar.  Saber aperfeiçoar, adaptar, construir, criar para o bem, para a vida, para a paz. Nunca para a destruição.   Todo o saber vem de Deus e deve ser colocado a serviço dos irmãos. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos.   Deus  é o doador de todos os  bens.  
4. Conselho   -   Educar, ensinar formar para a santidade, para o bem, vida, paz.  Para que  possamos auxiliar e guiar o próximo (da criança ao adulto) com pureza e sinceridade de coração.  Saber mostrar ao irmão  as lições temporais que levam ao caminho da salvação.   A mãe ensina os filhos as virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da bondade, do respeito, da confiança, da justiça, da penitência, do amor ao próximo.     Dar bons conselhos como Jesus sempre fez, para o bem do outro.
5. Entendimento (inteligência) – olhar com os olhos de Deus, agir com o coração de Deus. Buscar a compreensão das coisas de Deus no seu sentido mais profundo. Nos faz aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência.   Nos faz compreender o valor das coisas de Deus,  da eucaristia, da palavra.     O entendimento nos faz amadurecer, nos faz discernir entre o bem e o mal e escolher sempre o bem.
6. Piedade - Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras.  Viver como cristãos. É o gosto de amar e servir a Deus e aos irmãos com alegria de coração. É estar em unidade com ele pela vida em comunidade, pela oração, pela vida cotidiana, pela confiança.   A Piedade nos dá a alegria e o sabor das coisas de Deus.
7. Temor de Deus - Teme a Deus  quem respeita e reconhece a Deus como senhor de sua vida; que Ele é bom, justo e santo. É o Deus conosco. Ele nos convida a praticar  os seus mandamentos com sinceridade de coração. É estarmos em comunhão diária com os preceitos de Deus, vivendo como seus filhos.   O temor de Deus nos ajuda a sermos prudentes na vida  e fiéis a Deus.  Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus.   O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o nosso coração. Quando cedemos à tentação do mundo, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor.  Quantas vezes  preferimos  os bens deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus!    Santo Anastácio dizia: "A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?". 



OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

1.      CARIDADE =  partilhar, ajudar, ter compaixão com a dificuldade do outro.
2.      PAZ =  compreender, unir , fazer com que as pessoas se entendam, se acolham.
3.      ALEGRIA = contentamento, não tristeza, paz interior, de espírito.
4.      PACIÊNCIA = calma, saber esperar a hora certa, mais oportuna e favorável, não ter  pressa, ter  paciência histórica.
5.      FÉ =  confiança, ter esperança, acreditar positivamente, não ser descrente; é entrega nas mãos de Deus.  Saber que ele nos conduz.
6.      CORAGEM = ter firmeza, não ter medo; se unir para vencer, pois nossa força está em Deus.
7.      PUREZA =  sem maldade interior; conduzir sua vida no caminho do bem; evitar todo o mal, ser puro de coração; leal.
8.      ZELO =  cuidadoso, caprichoso, organizado, não ser relaxado ou descuidado com as coisas de Deus.
9.      BONDADE = ser bom, acolhedor, fazer o bem como Jesus; não ser mau, ou mal intencionado.
10.  MODÉSTIA =  simplicidade de coração, sobriedade; não ser orgulhoso, nem arrogante ou pré-potente.
11.  MANSIDÃO = promove a paz,  a união, a tranqüilidade, a bondade, a não violência.
12.  BENIGNIDADE (generosidade) =  saber ajudar, colaborar para o bem, partilhar, compreender, perdoar, dar uma nova oportunidade, nunca condenar, mas sempre procurar recuperar, melhorar, ser bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário