Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

quinta-feira, 10 de maio de 2012

21º Aniversário da Diaconia: 1991 a 2012


O Conselho de Pastoral da Diaconia está preparando e convidando para a celebração de Ação de Graças dos 21 anos de caminhada pastoral, especialmente evangelizando pelo anúncio da Palavra e pela caridade.

 “Mc 10,43: ...”aquele que dentre vós quiser ser grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

                                                           Programação:
Missa de Ação de Graças: 10h
Almoço Partilhado: 12h
À Tarde: Apresentações, recreação, etc.
Local: Com. São Manoel – Colônia Santa Fé
Data: 10 de junho de 2012.

Segue um breve histórico:
A Área pastoral e geográfica da Diaconia Operários de Cristo foi desmembrada da Paróquia Santa Terezinha, em 06 de junho de 1991, e era constituída das seguintes comunidades:

1.      Nossa Senhora das Graças - Jardim de Allah
2.      Nossa Senhora de Lourdes - Sítio Floresta
3.      Cristo Redentor - Vila Princesa
4.      São João Batista - Retiro
5.      São Miguel Arcanjo - Reservatório Sinnott
6.      Jesus Operário - Pedreira do Monte Bonito e
7.      Nossa Senhora de Guadalupe - Posto Branco.

O marco inicial desta nova estruturação foi a missa presidida pelo Bispo diocesano Dom Jayme Henrique Chemello, quando também nomeia o pe. Palmor Pereira dos Santos coordenador da Diaconia. A residência do padre era na casa ao lado da comunidade N. Sra. das Graças.   Segue ...............
            A primeira reunião da diaconia aconteceu em 6 de agosto de 1991, onde foi constituída a equipe de coordenadores, secretário e tesoureiro. O primeiro pároco foi o pe. Palmor Pereira dos Santos que atuou desde a sua criação, em 1991, até fevereiro de 1994.

 Em fevereiro de 1994 assumiu a diaconia o pe. Sérgio Luiz Lima Pereira, que permaneceu até fevereiro de 1996.
  Em 28 de janeiro de 1996 é ordenado diácono permanente José Inácio Persch, na comunidade Jesus Operário, Pedreiras do Monte Bonito.
 Em março de 1996 assume novamente o pe. Palmor Pereira dos Santos que permaneceu até janeiro de 1997.
 Em 1997 o diácono José Inácio é empossado por dom Jayme Chemello pároco da diaconia Operários de Cristo. O diácono é responsável pela prática da ação pastoral do dia-a-dia das comunidades e como padre cooperador assumiu o pe. Luiz E. S. Zanetti.
 As missões populares realizaram-se de 26 de abril a 4 de maio de 1997 .
 Em 20 de fevereiro de 2001 o pe. Luiz Zanetti assume a paróquia Nossa Senhora da Luz, e, como seu substituto na Diaconia, em 12 de março de 2001, assume o pe. Silfredo Hansen, permanecendo até janeiro de 2003.
 Em fevereiro de 2003 assume o pe. Roberto Oliveira da Silva.
 Em 22 de junho de 2003 é ordenado diácono permanente, Jairo Antonio da Silva Dias, da comunidade Cristo Redentor, Vila Princesa. Sua ordenação aconteceu na comunidade São João Batista,  no Retiro.  Neste mesmo dia recebeu o rito de admissão ao diaconato Fábio Ranieri Mendes.
 Em julho de 2003 o diácono José Inácio assume a coordenação da Escola Diaconal Diocesana Ney Passos.
 Em janeiro de 2005 é empossado pelo Senhor Bispo, Dom Jayme H. Chemello, como pároco da diaconia, o diácono permanente Jairo Antonio da Silva Dias, permanecendo como cooperador o pe. Roberto Oliveira da Silva.
 Em 4 de janeiro de 2005 é integrada à Diaconia a Comunidade São Manoel, da Colônia Santa Fé, antes vinculada à Paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Turuçu/RS.
 Em 1º de abril de 2007 assume o pe. Enéias Carniel como padre cooperador da diaconia, permanecendo até 2011.
 Uma nova etapa das missões populares na diaconia aconteceu nos dias 28 de abril a 5 de maio de 2007.
 Em 8 de junho de 2008, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Sítio Floresta, aconteceu a ordenação diaconal de Sérgio Costa Vieira.
 Em fevereiro de 2012 dom Jacinto Bergmann nomeia novamente o padre Luiz Zanetti  para atender a diaconia em conjunto com os diáconos Jairo, José Inácio e Sérgio.
 A diaconia conta atualmente com nove ministros da Palavra e da Eucaristia que também ajudam no atendimento às 8 comunidades de sua área pastoral:

1.      Nossa Senhora das Graças - Jardim de Allah
2.      Nossa Senhora de Lourdes - Sítio Floresta
3.      Cristo Redentor - Vila Princesa
4.      São João Batista - Retiro
5.      São Miguel Arcanjo - Reservatório Sinnott
6.      Jesus Operário - Pedreira do Monte Bonito
7.  São Manoel - Colônia Santa Fé
8.  São Judas Tadeu - Monte Bonito




   





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário