Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vocação Leiga - a missão de anunciar Jesus Cristo

No 4º domingo, 26 de agosto, celebramos em comunidade, a alegria da vocação leiga. No Evangelho, segundo São Mateus 16,13-20, Jesus pergunta: “e vós, quem dizeis que eu sou?” E Pedro responde: “Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo!” Pois é nesta fé em Jesus Cristo, aquele que veio para servir e dar a vida por todos, que os leigos são chamados a viver sua vocação na certeza da presença e força do Senhor construindo um mundo melhor! No Evangelho do dia, João 6,60-69, Pedro, diante de Jesus, confirma sua fé: "Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus!"
IDE, NÃO TENHAIS MEDO.....
Leigos - são todos os cristãos, que pelo batismo têm a missão de anunciar e testemunhar Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida. São pessoas que assumem sua fé e missão cristã atuando no mundo, trabalhando/servindo na construção do Reino de Deus, ou seja, na busca de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus e a partir de seu ensinamento.  Os cristãos leigos, como todo batizado, vivem, no cotidiano da vida, a vocação à santidade e ao chamado à filiação divina, dando seu bom exemplo nos afazeres normais do dia-a-dia!
Sua missão - O leigo representa a Igreja no coração do mundo, atuando como discípulo de Jesus nos mais diversos ambientes (escola, hospitais, presídios, família, no mundo do trabalho, da política, da economia, da ciência e tecnologia, da cultura, dos Meios de Comunicação Social, etc.), com seu testemunho de vida cristã, sua palavra oportuna, sua ação concreta e verdadeira.  Por outro lado, o leigo é o homem do mundo no coração da Igreja, onde exerce também diversos ministérios/serviços na comunidade, conforme os dons e carismas que Deus lhes deu. Esses serviços são: animação da liturgia, catequese, equipe de música, obras e pastorais sociais, etc. Exercendo um ministério na comunidade ou na sociedade, os leigos estão inseridos no meio do mundo como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos.  Os cristãos leigos vivem o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares. São aqueles que fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana, vivendo sua fé com coragem e perseverança!
Parabéns leigos/as que assumem com alegria, fé e coragem sua missão no mundo e na Igreja, através de múltiplos serviços em favor do bem comum!

DIA DO CATEQUISTA:
                Segundo a coordenação de catequese, tradicionalmente a Igreja no Brasil, no mês de agosto reflete sobre a vivência das diferentes vocações a que cada batizado/a é chamado/a. Há alguns anos, para que o Dia do Catequista possa ser devidamente celebrado em cada paróquia ou comunidade, a celebração arquidiocesana deste dia, vem sendo realizada no primeiro domingo de setembro - Mês da Bíblia, o livro por excelência da catequese.
                Já no início deste ano, foi combinado com os/as coordenadores/as paroquiais da catequese que a Celebração Arquidiocesana seria realizada no dia 02 de setembro, ficando o 4º domingo de agosto para a celebração nas comunidades.
Nessa mesma data, e em conjunto, também será o Encontro Arquidiocesano dos Animadores dos Grupos Bíblicos com os/as catequistas que, pela sua missão, são igualmente animadores bíblicos em nossas comunidades.
 Local do encontro: Santuário de N. Sra. de Guadalupe (Cascata)
      Data: 02 de setembro de 2012
     Horário: das 9h às 17h
  Participação: Além dos animadores de grupos bíblicos, todos os/as catequistas das comunidades e paróquias e os/as  participantes da Escola Arquidiocesana de Formação.
   Alimentação: Será fornecida no local mediante uma confirmação das paróquias ao Secretariado.
 Mais informações por telefone ou email, com a Coordenação Arquidiocesana da catequese:  ana.dominguez.catequese@gmail.com   ou pelos telefones: 3222-7623 (Ana Maria) ou 3278-4347 (Zaira).

Nosso parabéns aos catequistas que, a partir da palavra do Senhor, assumem este bonito e dedicado trabalho de animnar e educar com carinho e amor os irmaõs na fé e vida junto à comunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário