Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

terça-feira, 19 de junho de 2012

São João Batista - o Profeta

SÃO JOÃO, O PROFETA QUE PREPARA O CAMINHO DO SENHOR
A Igreja Católica celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado e de grande alegria. Pois ele é o "precursor" de Cristo, a voz que clama no deserto e anuncia a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparem, para essa vinda, esse encontro com o Senhor. Já no Antigo Testamento encontramos passagens que se referem a João Batista. O nome João significa “o Senhor se compadece”. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. É com João que a missão profética atingiu sua plenitude. João Batista foi o maior dos profetas, como testemunha o próprio Jesus (Lc 7,26-28). Ele é assim, um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento.

Segundo o Evangelho de Lucas, João, mais tarde chamado o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho de Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Maria foi visitar Isabel. "Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo(Lc 1,41-43).
Ao atingir a maturidade, João se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência - que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: "Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo". João Batista passou então a ser conhecido como profeta. Ele alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias; Pregava a conversão e a penitência, batizando nas águas do Rio Jordão os que estavam assim dispostos a mudança interior de vida, a buscar uma nova vida em Cristo.  Ele próprio deu exemplo de vida voltada para a vontade de Deus. Em nada fugiu à sua missão, nem quando esta colocava sua vida em perigo, como no episódio em que foi preso por denunciar os abusos de Herodes. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é até confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, ele diz: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3,28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália" (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, verdade e vida, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). João batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: "Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?" (Mt 3,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário