Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Comunidades e a Campanha da Fraternidade 2014




A Campanha da Fraternidade deste ano de 2014 tem como tema:  "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou".
Esta campanha é promovida pela Igreja Católica no Brasil e desenvolvida pelas comunidades eclesiais. Ela ocorre desde a abertura da Quaresma( 05.05.2014) até a Semana Santa, em preparação à Páscoa (20.04.2014), mas se estende em outras atividades ao longo do ano.
Diante de muitas situações de injustiça social do nosso tempo, a Campanha da Fraternidade tem por objetivo conscientizar, motivar e ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a crescer no convívio, nas ações concretas de fraternidade e justiça, na vivência da fé e amor de Deus, ensinado por seu Filho Jesus Cristo, Salvador, na construção solidária e corresponsável de uma realidade de vida melhor para todos.

As comunidades da Paróquia Santa Teresinha e da Diaconia Operários de Cristo realizarão um encontro de motivação e formação sobre o tema desta Campanha da Fraternidade dia 27 de fevereiro próximo, às 19,30h, na sede da Santa Teresinha.



Entenda o significado do cartaz:
1-O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.
2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.
3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário