Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

segunda-feira, 20 de maio de 2013

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 
 
  Domingo passado encerramos o Tempo Pascal com a festa de Pentecostes e passamos a celebrar e vivenciar agora o Tempo Comum (cor verde).
Este é o tempo do anúncio, da esperança, esperança de que todos os que crêem no Senhor ressuscitado vivam segundo seus ensinamentos. Que todos sejam verdadeiros missionários continuando sua obra, fazendo frutificar em gestos concretos sua palavra, agora iluminados e fortalecidos pelo Espírito Santo.  “Assim como o Pai me enviou eu também vos envio”, disse Jesus.  “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a  observar tudo o que vos ordenei!  Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 16 – 20). Jesus nos chama e confia assim uma grande missão a  realizar.  
 É nesta fé e compromisso renovado que neste domingo celebramos em comunidade também a Festa da Santíssima Trindade. Somos convidados a mergulhar sempre mais neste mistério da Trindade, fonte, modelo e meta do nosso peregrinar humano. 
 
 
              A Festa da Santíssima Trindade é a festa da comunidade.  A Trindade é a melhor comunidade, em perfeita comunhão.  Pelo batismo somos mergulhados no mistério do seu infinito amor, e nos tornamos participantes da vida trinitária.  Somos assim marcados, consagrados pela Trindade e chamados a renovar o compromisso batismal de sermos comunidade viva do Senhor, sinais de comunhão, de ajuda mútua, de partilha, de solidariedade e esperança, num mundo bastante divido, individualista, ganancioso, confuso, violento. Jesus nos apresenta um caminho de vida, de comunhão, de paz, de esforço contínuo pelo bem comum, pela justiça, como Ele deu o exemplo e nos pede que façamos o mesmo. A Trindade Santa está conosco..  Que tudo façamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e nossa alegria então será maior! 
Em toda a liturgia participamos como filhos mais intimamente da comunhão trinitária.
  Iniciamos a celebração em nome da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que nos reúne e acolhe, que nos fala e anima, que nos alimenta e conduz.  Na profissão de fé renovamos nossa adesão, nossa fé em Deus Pai, em Jesus Redentor e no Espírito Santo animador e santificador da comunidade.  Com a bênção da Trindade somos enviados em missão na família, no trabalho, na vida cotidiana, como testemunhas do Senhor e instrumentos de comunhão, amor, solidariedade, justiça e paz.
Portanto caminhemos cada dia com fé, coragem e alegria em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nunca estaremos sozinhos.  “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” disse Jesus (Mt 28, 16 – 20).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário