Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

quinta-feira, 7 de março de 2013

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2013


As confissões serão realizadas antes das missas deste mês.
 
Todas as sextas feiras nas comunidades, grupos de oração e em família somos convidados a celebrar a Via Sacra com devoção e fé, o caminho de Jesus até o Calvário!
 
Confira a programação das celebrações da Semana Santa nas comunidades da Diaconia:



 Dias 23 e 24/03 – Sábado e Domingo de RamosLevar ramos e ervas de chá.
      - Celebração normal das comunidades, com a coleta da Campanha da Fraternidade.

                                   T R Í D U O   P A S C A L 
Ø 28/03 - Quinta-Feira Santa - Ceia do Senhor.
     - Pela manhã, Missa na Catedral, às 9 h.
     - À noite, na Com. Cristo Redentor (Vila Princesa), missa, às 20 h. (Trazer pão para abençoar e levar para a família).  Às 21 h vigília e adoração. 

Ø 29/03 - Sexta-Feira Santa –  À tarde, Celebração da Paixão e Morte de Jesus, às 15 h, em todas as comunidades.

Ø 30/03 - Sábado Santo de Aleluia –
 - Na Com. N. Senhora das Graças (Jardim de Alá), missa, às 19 h. Trazer uma vela e água.

Ø 31/03 - Domingo de Páscoa –
                 Ressurreição do Senhor
- Na Com. N. Senhora de Lourdes (Sítio Floresta), missa, às 9 h, reunindo as comunidades.

CONVIDE TAMBÉM OUTROS E PARTICIPE, RENOVANDO SUA FÉ!

Veja a seguir o sentido da Semana Santa: 


Domingo de Ramos
 (com a procissão e bênção dos ramos)
Abrindo a Semana Santa, celebramos a entrada solene de Jesus em Jerusalém ( Mt 21,1-11) e a narração de sua Paixão, Morte e Ressurreição ( Mt 27, 11-54).  Jesus cumpre fielmente a sua missão, realizando o mistério pascal.  Ele é o Messias esperado.   As promessas antigas se realizam: justiça, defesa da vida, solidariedade e paz, comunhão fraterna, alegria, vida  para todos.   Bendito o que vem em nome do Senhor!  Jesus quer entrar e transformar nossa vida, nossas relações na sociedade.  Somos convidados a acolher e escutar o Senhor da vida e da paz, não só com ramos, mas com o coração! 
TRÍDUO PASCAL – 5ª, 6ª, e Sábado Santo
 
Quinta-Feira Santa
Celebramos o gesto profundo de amor e serviço de Jesus(fiel) que educa, ensina, convida ao seguimento, à comunhão com a Vontade do Pai (Jo 13,1-15).  É o dia da instituição do Sacerdócio e da Eucaristia (I Cor 11,23-26). Ele reúne(acolhe) os amigos-discípulos em torno à mesa, celebra, se faz alimento(pão) para fortalecer na missão de servir(lava-pés), e amar até a cruz(sangue) para o bem de todos. Jesus convida a vigiar(orar, perseverar) com Ele até o fim. Na Eucaristia encontramos o coração do mistério pascal. Cada vez que celebramos a Eucaristia Jesus renova em nossas vidas o mistério grandioso de sua Páscoa.  Após a celebração a comunidade cristã permanece em vigília com o Senhor.
Sexta-Feira Santa
Vigilantes com o Senhor celebramos em comunidade a sua paixão e morte, em clima de silêncio, oração, jejum, revisão de vida, esperança e fé.  É o dia do ato maior de amor e entrega de Jesus, sua morte, para a salvação de todos (Jo 18,1-19, 42). O Amor de Deus, que é vida, terá mais poder do que o pecado do homem, que é morte.
Gestos celebrativos: silêncio acolhendo a Palavra de Deus, o mistério, o ajoelhar-se, o pedido de perdão, a via-sacra, a oração universal, a adoração à Santa Cruz, a comunhão eucarística com o mistério da cruz, a despedida silenciosa e ainda vigilante. Mesmo em casa continuamos em vigília, com o Senhor,  na esperança da Ressurreição!

 Sábado Santo – Vigília Pascal
No sábado a Igreja permanece em vigília e oração junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, para à noite já celebrar a grande alegria da Ressurreição que se estenderá por 50 dias. Jesus passou da morte à vida – Páscoa do Senhor – Ressurreição (Mt 28,1-10; J0 20,1-9). São vencidos o pecado e a morte. A presença de Deus na história é salvadora, como expressam as várias leituras desta noite santa. Cristo é vitorioso, fonte de Luz, Vida e Paz. Esta vigília do Sábado Santo é a mãe de todas as vigílias.  É a celebração mais importante na vida do cristão, que se torna visível também nos símbolos da vida: o fogo novo(nova vida), a luz (Círio Pascal-Cristo), o canto de Exultet (alegria), a Palavra, a água batismal, o óleo, o pão e o vinho, pano branco (vida, paz). 
 
Domingo de Páscoa - Ressurreição do Senhor
 É o dia solene da alegre festa da vitória de Cristo Ressuscitado, vencedor sobre o pecado, a maldade, as injustiças e a morte (Jo 20, 1-9).  O Ressuscitado nos deu nova vida, nos deu o dom do Espírito Santo para vivermos como filhos da Luz, no amor de Deus, no perdão, na solidariedade fraterna, no cuidado e defesa da vida e da paz cada dia. O Senhor está conosco neste caminhar para sempre iluminar nossos passos e alimentar nosso viver cristão no mundo.
Por isso celebremos com alegria e fé esta Semana Santa, renovando nossa comunhão com o Senhor e com os irmãos em busca de uma vida mais fraterna, justa, solidária, que gera a paz, a saúde e vida para todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário