Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MISSAS - DIA DE FINADOS

MISSAS DE FINADOS EM PELOTAS – 02 Nov.2012



"Nós cremos na feliz Ressurreição e na Vida Eterna,
quando, de volta à casa paterna,
os filhos com o Pai se encontrarão".

No Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula Fragata:
  Av.  Duque de Caxias, 454.
Missa às 9,00h;  10,30h;  14,00h; 16,00h e 18,00h.

 No  Cemitério Público Municipal São Lucas
Av. Eng.  Ildefonso Simões Lopes, 3565 - (Passando o Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça"- CAVG) .
 Missa às 10,00h  e  16,00h .

Na Comunidade São Manoel,
junto ao cemitério da Colônia Santa Fé,
a missa será às 10h, dia 02 de novembro.

Nas demais Paróquias:
missas nos horários normais.

Cremos na ressurreição dos mortos e na vida eterna!
Estamos nos últimos domingos do ano litúrgico celebrando assim a vocação escatológica de toda a humanidade, chamada à vida plena e à felicidade completa junto de Deus, onde não haverá mais morte, luto, choro, dor, tristeza, mas só alegria e paz.  Até este dia somos chamados a viver nossa missão batismal de filhos de Deus no caminho da santidade nesta terra, produzindo bons frutos de amor a Deus e ao próximo, de solidariedade, justiça, bondade, respeito e caridade.
A morte não é fim, é uma passagem, é um começo, é um amanhecer. Os cristãos dos primeiros séculos diziam que a morte era um "nascimento". Em vez de dizer: "Fulano morreu no dia tal", diziam: "no dia tal nosso irmão nasceu para Deus". Nas inscrições nos túmulos cristãos, encontramos sempre palavras de esperança cristã: "Viva em paz", "Viva junto de Deus", "Esteja nas mãos de Deus", "Viva em Deus, na felicidade eterna", "Aqui está nosso irmão, esperando a ressurreição". Quem acredita no filho do homem tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6,40). É Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Isto significa que viver em Cristo, caminhar em Cristo é garantia da vida eterna e certeza de ocupar um lugar que Ele nos preparou na casa do Pai.
Orações - Desde os primeiros séculos encontramos também as orações pelos mortos, pedindo a Deus que lhes perdoe os pecados, acolha sua fé e boas obras e, recebendo-os bondosamente em sua glória lhes dê a paz e recompensa. Já desse mesmo tempo vem o costume de recorrer à intercessão dos irmãos falecidos depois de uma vida piedosa, principalmente se tinham dado sua vida em testemunho da fé, os santos.
Flores - No Dia de Finados os cemitérios cobrem-se de flores. As flores são um modo carinhoso de demonstrarmos a nossa saudade, o amor e gratidão que ainda nos une àqueles que Deus já chamou a si e deixaram bons exemplos. As flores, com sua beleza, são também um símbolo da vida, da alegria em Deus. Da vida eterna que todos esperamos. A flor é a vitória da vida. A flor nasce mesmo entre as pedras. A flor é vida nova. A flor, sobre uma sepultura, é proclamação de fé: acreditamos, temos certeza que da morte iremos desabrochar também para uma vida nova. a flor de nossa ressurreição com Cristo.
Velas - A vela é símbolo da fé usado em nossas celebrações, nosso batismo, na primeira comunhão, no leito da agonia. No cemitério, a vela continua sendo um modo de mostrarmos nossa fé e esperança em Cristo Ressuscitado, Luz para os nossos passos.
"Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição, quando de volta à casa paterna, os filhos com o Pai se encontrarão".

SOMOS todos chamados a viver na santidade
Dia 05 de novembro, a Igreja católica celebra a Festa de Todos os Santos. Antes do Concílio Vaticano II, realizado no início da década de 1960, a comemoração de Todos os Santos era celebrada no dia 1º de novembro. Após o Concílio passamos a celebrá-la no primeiro domingo após o dia de finados. Trata-se de um reconhecimento e homenagem que a Igreja faz a todas as pessoas que já participam da felicidade e paz junto de Deus, no céu.
Os santos são aqueles bem-aventurados, assim chamados por Jesus, como lemos no Evangelho de Mateus 5,1-11, deste domingo. A felicidade é aí prometida aos que temem a Deus e se esforçam para serem pobres em espírito, mansos, misericordiosos, puros de coração, promotores da paz, perseguidos por causa da justiça. Santos e santas são aqueles e aquelas que durante a vida terrena puseram sua confiança em Deus e percorreram o caminho da santificação, fortificados pela graça e proteção que vem dele. Mais ainda, no decorrer de suas vidas lutaram contra as inclinações mal direcionadas, conquistando virtude e santidade. Também se dedicaram a um trabalho específico em prol da humanidade, no qual se distinguiram pela entrega total no amor e dedicação, pondo em prática a exortação da carta aos Hebreus: “Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá” (12,14).
Deus é santo, puro e perfeito, e quer que sejamos santos como ele é santo (Os 11,9). Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, em estado de graça e santidade, destinados a viverem felizes. Mas, a experiência da fragilidade humana levou-os ao pecado e provar o amargor da morte. Deus, porém, santo e indulgente, enviou seu filho Jesus para restituir à humanidade, a graça e a santidade mediante o batismo e a prática da fé, da esperança e do amor.
A santidade está ao nosso alcance e conhecemos o caminho da santificação. Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o caminho que nos leva ao Pai; é a verdade que nos liberta; é a vida nova que nos doa após a morte, ressuscitando-nos para a eternidade.
O Salmo 26 canta a confiança na bondade de Deus: Contemplarei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Porque Deus é a minha luz, minha salvação. O som da confiança também vem do Apóstolo Paulo: [...] tornados justos pelo sangue de Cristo, com maior razão seremos salvos da ira por meio dele (Rm 5,9).

Nossa confiança em Deus deve ser total porque ele estabeleceu um tempo novo, pleno de vida. E, para coroar todo este incentivo à fé e esperança, Jesus Cristo nos confirma este convite: Quem acredita no filho do homem tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6,40). É Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Isto significa que viver em Cristo, caminhar em Cristo é garantia da vida eterna e certeza de ocupar um lugar que Ele nos preparou na casa do Pai.

"Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição, quando de volta à casa paterna, os filhos com o Pai se encontrarão".

Somos convidados a renovar nossa fé no Cristo Ressuscitado, Luz do mundo, Senhor dos vivos e dos mortos. E para todos os Fiéis defuntos nós suplicamos: “Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno! E a luz perpétua os ilumine! Descanse em paz! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário