A consideração teológica e histórica deste período deve conduzir o cristão a olhar dentro de si e avaliar o modo de viver o compromisso cristão. Quaresma é tempo de conversão, tempo de retomar, ou se preciso for, um tempo para refazer o itinerário cristão no Evangelho.
O conteúdo da quaresma é determinado pela sua finalidade: a celebração da Páscoa. De fato, este tempo já faz parte do "paschale sacramentum" e só será corretamente entendido à luz da Vigília pascal.
O conteúdo da quaresma é determinado pela sua finalidade: a celebração da Páscoa. De fato, este tempo já faz parte do "paschale sacramentum" e só será corretamente entendido à luz da Vigília pascal.
As leituras bíblicas quaresmais
Nos cinco domingos que precedem a Semana Santa, no ciclo trienal, são proclamados quarenta e cinco textos bíblicos.
As leituras do Antigo Testamento: são textos que apresentam a história da salvação; que proclamam a lei e, portanto, os deveres morais impostos pela aliança; os apelos dos profetas à conversão e ao arrependimento.
As Epístolas: prolongam a mensagem contida nas leituras do Antigo Testamento.
Os Evangelhos dos dois primeiros domingos, nos três anos, estão sempre centrados em Cristo tentado e transfigurado; os outros três domingos preparam mais diretamente para o batismo ou à renovação das promessas na noite de Páscoa.
Podemos entrever no Lecionário dominical três itinerários: 1) uma Quaresma batismal ( ano A ); 2) uma Quaresma cristocêntrica ( ano B ); 3) uma Quaresma penitencial ( ano C )
Na Liturgia das Horas, no Ofício das Leituras, são lidos os livros do Êxodo, dos Números e a Carta aos Hebreus. Esses textos bíblicos acentuam o caráter pascal da Quaresma em referência a Cristo, verdadeiro cordeiro pascal, único e sumo sacerdote da nova e eterna aliança.
A espiritualidade da quaresma, aparece em seu caráter cristocêntrico-pascal-batismal. Este tempo litúrgico é caminho de fé-conversão para Cristo, que se faz servo obediente ao Pai até a morte de cruz.
1. A Quaresma é o "tempo favorável" para a redescoberta e aprofundamento do autêntico "discípulo de Cristo". O aspecto mais profundo desta espiritualidade consiste na participação sacramental do mistério pascal de Cristo em seus momentos de paixão, para chegar à ressurreição
2. Uma atenta e prolongada escuta da palavra de Deus, pois é esta palavra que ilumina o conhecimento dos próprios pecados, chama à conversão e infunde confiança na misericórdia de Deus.
As Epístolas: prolongam a mensagem contida nas leituras do Antigo Testamento.
Os Evangelhos dos dois primeiros domingos, nos três anos, estão sempre centrados em Cristo tentado e transfigurado; os outros três domingos preparam mais diretamente para o batismo ou à renovação das promessas na noite de Páscoa.
Podemos entrever no Lecionário dominical três itinerários: 1) uma Quaresma batismal ( ano A ); 2) uma Quaresma cristocêntrica ( ano B ); 3) uma Quaresma penitencial ( ano C )
Na Liturgia das Horas, no Ofício das Leituras, são lidos os livros do Êxodo, dos Números e a Carta aos Hebreus. Esses textos bíblicos acentuam o caráter pascal da Quaresma em referência a Cristo, verdadeiro cordeiro pascal, único e sumo sacerdote da nova e eterna aliança.
A espiritualidade da quaresma, aparece em seu caráter cristocêntrico-pascal-batismal. Este tempo litúrgico é caminho de fé-conversão para Cristo, que se faz servo obediente ao Pai até a morte de cruz.
1. A Quaresma é o "tempo favorável" para a redescoberta e aprofundamento do autêntico "discípulo de Cristo". O aspecto mais profundo desta espiritualidade consiste na participação sacramental do mistério pascal de Cristo em seus momentos de paixão, para chegar à ressurreição
2. Uma atenta e prolongada escuta da palavra de Deus, pois é esta palavra que ilumina o conhecimento dos próprios pecados, chama à conversão e infunde confiança na misericórdia de Deus.
Três práticas da vida cristã que acompanham o tempo da Quaresma:
1 - O jejum:
a palavra pode parecer
2 - A oração:
a quaresma é tempo de uma mais assídua e intensa oração, entendida em sua autenticidade evangélica mais profunda, isto é, a participação na oração de Cristo. Pela oração mais intensa, voltamos nosso coração para Deus, pedindo o perdão e a correção de nossas faltas e agradecendo a ação de sua misericórdia. A oração neste tempo feita também em comunidade, significa que a Igreja é essencialmente comunidade orante e, por isso mesmo, penitente.
3 - A caridade (esmola):
a quaresma é tempo de um mais forte empenho de caridade para com os irmãos. A esmola significa o exercício da caridade fraterna e deve ser capaz de assumir as formas de solidariedade que venham ao encontro das carências do próximo. Não há verdadeira conversão a Deus sem conversão ao amor fraterno ( 1Jo 4,20-21).
Tais práticas ajudam a preparar, durante 40 dias, a celebração da Páscoa, a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
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